Liga Zon Sagres [1ª Jornada]: Guimarães 0-1 FC Porto

0

O FC Porto venceu no primeiro jogo do campeonato o Guimarães por 1 a 0.

Num jogo bastante equilibrado, o Porto teve o domínio do jogo, no sentido de posse de bola. Isto de uma forma propositada por parte do Guimarães, que apostava em sair em transições ofensivas rápidas e nas costas da defesa portista. Estes processos até estavam a funcionar, e Barrientos teve uma oportunidade clamorosa para marcar frente a Helton, mas falhou. Toscano também dispôs de uma oportunidade de golo, mas Helton fez uma boa defesa. O Porto sentia dificuldades em criar perigo, e a defesa do Guimarães mostrou-se compacta. Kleber e Hulk foram criando algum perigo, mas sem assustar Nilson. Mas antes do intervalo, eis que surge o lance mais polémico da partida; na sequência de um canto, Leonel Olimpio terá feito falta sobre Sapunaru (houve um puxão por parte do jogador do Guimarães) e Olegário Benquerença assinala grande penalidade. Hulk chamado a converter, não falhou e marcou assim o único golo da partida.
Na segunda parte o Vitória entrou bem, disposto a empatar a partida, mas pecava sempre na finalização. O Porto iam aproveitando os espaços para criar perigo, mas o placar do marcador não sofreu alterações, e o Porto entra a ganhar para o campeonato.

11 Iniciais e Táctica:


(clicar  na imagem para ver melhor)

O Porto jogou com a táctica habitual, sempre com grande posse de bola, e com Hulk como grande desequilibrador. O Guimarães, jogou com uma frente de ataque muito dinâmica, com Barrientos a um falso ponta de lança e a criar muito perigo á defesa portista.

Declaração dos treinadores:

Vitor Pereira: «Tentámos circular, ter mais bola, mas não é fácil defrontar este Vit.Guimarães, que aposta muito nas bolas longas, nas segundas bolas. Ou se tem bola para marcar o ritmo ou é complicado assentar um jogo, ainda mais num terreno como este, a relva não está em condições, está a levantar muito. Sentimos dificuldades, com um Vit. Guimarães muito agressivo, com o árbitro a deixar que fosse crescendo essa agressividade. Estamos no primeiro jogo. É importante ganharmos, só isso.  Hoje foi o jogo possível, uma vitoria conseguida com sacrifico, empenho, solidariedade, a espaços com qualidade. Mas a vitória é justíssima.[Mangala e Defour] Não confirmo absolutamente anda. Quem tem que confirmar é a adminstração. Eu estou satisfeito com os jogadores que tenho, esta vitória vai inteiramente para eles, têm-me transmitido confiança total. É com estes que conto e muito satisfeito. Eu trabalho com os jogadores que a administração puser à disposição.»

Manuel Machado: «Os jogos são diferentes, no outro [Supertaça] entrámos a perder. Hoje foi mais equilibrado em todos os aspectos. Demos um bocado intencionalmente a bola ao FC Porto para jogar em transições. Saímos três ou quatro vezes, duas vezes com condições para fazer golo, só que faltou eficácia. Mas nem o Vitória de Guimarães nem ninguém consegue suportar uma movimentação ofensiva maravilhosa como aquela de que resultou o golo. O que espero é que este tipo de situação e combinações ofensivas não volte a repetir-se, se não o caldo está entornado logo na primeira jornada. Todos os intervenientes terão de ter uma postura positiva para que o jogo saia valorizado.»

Enviar um comentário

0Comentários

Não se esconda, vá a jogo!

Enviar um comentário (0)